segunda-feira, 5 de março de 2018

Tirone Lemos Michelin




Tirone Lemos Michelin





Nascido em Erechim, Graduado em Economia pela UPF – Universidade de Passo Fundo, realizou 132 viagens ao redor do mundo, onde realizou visitas a universidades, entidades de nível superior nos cinco continentes objetivando: Ensino a Distância, Tecnopoles, Tecnologia de Ponta, Projetos Especiais, Biotecnologia, Cooperação técnica e parcerias.

No Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Universidade Luterana do Brasil, Michelin foi responsável pelo programa de profissionalização de 150 mil pessoas. Outra atividade é a de diretor do Consórcio Brasileiro de Consultores, que reúne especialistas em consultoria de governos municipais, estaduais, órgãos públicos e instituições privadas.

Ingressou no Rotary International em 1991 tendo sido Governador pelo mesmo, em seu currículo rotário o presidente Michelin participou de seis convenções internacionais de Rotary: Melbourne, Indianápolis, Cingapura, Buenos Aires, San Diego e Los Angeles.


Curriculo:



3. Experiências Profissionais: a) Banco da Lavoura de Minas Gerais S.A – Bancário Aprendiz – 1962-1964; b) Banco da Bahia S.A – Caixa 1964-1970; c) Orcel – Org. Riograndense de Cadastro e Engenharia – Economista – 1970; d) Audiplam Auditoria e Planejamento Municipal – Economista Diretor – 1970 a 1986   e) CBC – Consórcio Brasileiro de Consultores –Diretor - de 1986 até hoje – empresa responsável por execução de planejamento urbano, planejamentos de desenvolvimento estratégicos, planos e projetos da área de destino final de resíduos urbanos e rurais; saneamento e águas; f) Procurador e responsável técnico do Consórcio CESP-ULBRA-CDT–Delloite Touche Thomatsu no trabalho de 230.000 horas técnicas contratado com o Governo do Estado e Secretarias Estaduais da Administração e Fazenda; g) Responsável técnico-administrativo e pela execução, certificação de 100.000 profissionalizantes no Estado do Rio Grande do Sul e 50.000 em outros estados brasileiros, como diretor e procurador do CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E TECNOLOGIA – ULBRA; h) Diretor da TLM-TRADING  IMPORT.EXPORT; IEPEGV – INSTITUTO ENSINO PESQUISA E EXTENSAO PRESIDENTE GETULIO VARGAS; INSTITUTO ALFA BRASIL – atualmente.
 
4. Atividades Comunitárias: a) Membro do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul; b) Membro da equipe do Projeto “O Rio Grande Que Queremos”junto a FIERGS; e da equipe do PACTO PELO RIO GRANDE. c) Atividades sociais promovidas pelo LYONS CLUB  CARAZINHO  CENTRO, do qual participou até 1990. d) Coordenador da 1ª. Assembléia Leonística do Cone Sul em Buenos Aires – Argentina – abril de 1988 – em que foi assinada a Carta Leonística de Buenos Aires que endossou o projeto da Ponte São Borja- São Tomé. e) Remessa para o Timor Leste, da coletânea de 11 livros com 300 cursos profissionalizantes, de sua autoria e responsabilidade, chancelada pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Rotary Brasil – Distrito 4680 e Rotary Timor Leste, juntamente com a FAB, através da Base Aérea de Canoas. f) Atua como integrante do Conselho Estadual de Alimentação Escolar do Rio Grande do Sul – há três anos.  

5. Atividades Rotárias: a) RC Porto Alegre – Beira Rio – Presidente - Gestão 1997/1998; b) Governador Assistente de reengenharia distrital – Gestão 1998/1999. c) Coordenador Geral das Ações de Parceria de Alfabetização e Inclusão Social nos Programas  Alfabetiza Rio Grande com o Governo do Estado do RS,  Secretaria Estadual de Educação  e os distritos de Rotary - 4680-4670-4700-4660-4780. d) Idealizador e Coordenador Geral do Programa Grande Mutirão de Alfabetização e Inclusão Social  com os  496 municípios do RS e Rotary, já implementado em mais de duzentos municípios do RS; e) Coordenador geral das parcerias  dos distritos de Rotary no Rio Grande do Sul e o Governo do Estado, no programa  Alfabetiza Rio Grande (que iniciou com 6,7% da população gaúcha analfabeta, e já baixou 100.000,com 50 mil em sala de aula objetivando até 2007 atingir o índice preconizado pela ONU de 2%; e programa de Educação Tributária. f) Organizador da iniciativa do Rotary na contribuição com 150.000 cadernos ao Alfabetiza Rio Grande. g) Criador e organizador do Primeiro Banco de Dados dos Analfabetos nos 496 municípios  com nome e endereço, com aproximadamente 300.000 nomes, que se contratada uma pesquisa direta custaria nada menos que 8,4 milhoes de reais e que possibilitará  a  localização do analfabeto, objetivando acelerar o processo da maior inclusão social. g) Na sua Gestão, como Presidente, destaca-se: a criação do Interact Beira Rio Pão dos Pobres (Porto Alegre), a 1ª. Assembléia Rotária do Mercosul e a compilação do Manual das Penas Alternativas, que visa ser fonte de recursos para outros projetos, firmado em parceria com o Ministério Público e Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, adotado pelo Governo Federal. h) No ano rotário 1998-1999, elaborou o plano de reengenharia distrital; coordenou a Campanha  Rotária no distrito 4680  em socorro às vítimas das  chuvas de granizo  que atingiu a cidade de Rio Grande,  otimizando  soluções de  tipos e medidas de telhas de amianto junto ao grupo Isdra, preços,transporte  assessorando  o Poder Público, promovendo a abertura de conta especial de arrecadação de fundos, que resultou na entrega de  25  carretas  a comunidade. i) Emparceiramentos e integrações distritais com clubes como África do Sul, Egito, Uruguai, Argentina, Chile, Austrália, Estados Unidos, Portugal, Índia. Ainda coordenador geral da parceria com a Unesco dos 5 distritos na alfabetização ,coordenador geral de grande numero de parcerias com entidades nacionais, estaduais e locais para implementação do processo de alfabetização e inclusão. Rotary-Sec-Unesco-Prefeituras-Sociedade-Ongs
6. Participação em eventos rotários: a) Conferências mundiais: Melborne (Austrália); Indianápolis (EUA); Cingapura e  Buenos Aires (Argentina); b) Institutos Rotários:  Instituto Rotário de Porto Alegre/RS (Comissão Organizadora e Implementadora);  Instituto Rotário de Aracaju (apresentou o Projeto Alfabetiza Rio Grande e assinou Protocolo de Intenções entre o Estado de Sergipe e Rotary e encaminhou os Protocolos dos Estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Ceará); Instituto Rotário de Florianópolis. c) Conferências – diversas nos Distritos 4680, 4660, 4670, 4700, e, inclusive, como palestrante do Projeto Alfabetiza Rio Grande e Grande Mutirão Social de Alfabetização, Profissionalização e Inclusão Social; e representante da Secretaria Estadual de Educação e Governador do Estado, em alguns destes eventos. 

7. Reconhecimento Comunitário:  a)Governo do Estado do Rio Grande do Sul:  Secretaria Estadual de Educação e Cultura – pelo desempenho no Alfabetiza Rio Grande e Elaboração do Banco de Dados do Analfabetismo, com 278 mil nomes;  Secretaria de Trabalho e Ação Social – FGTAS, pela coordenação de dois eventos profissionalizantes do Estado que formaram 100 mil profissionalizados e mais 50 mil em outros Estados; Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Indústria e Comércio – pela participação na concepção e implantação de 32 Distritos Industriais, Comerciais e de Serviço. b)  Universidade de Passo Fundo – pelo 1º. Seminário de Alternativas de Desenvolvimento Regional, em 1981. c) Governos Municipais - pela implantação de projetos relativos a Planos de Desenvolvimentos Estratégicos; planos diretores; planos de informatização; planos de desenvolvimento sustentável (Agenda 21 - Tratado de Kioto) de destino final de resíduos urbanos e saneamento, recursos hídricos, florestamento e reflorestamento e reconversão de processos de consumo de energia; e 100 cadastros imobiliários urbanos e fiscais. d) Assembléia Legislativa do RS – Presidência e Comissão de Educação – pelo Projeto Alfabetiza Rio Grande e Banco de  Dados dos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário