terça-feira, 18 de março de 2014

Fórum Democrático define temas de debate para 2014: infraestrutura, desenvolvimento, dívida e saúde



Fórum Democrático define temas de debate para 2014: infraestrutura, desenvolvimento, dívida e saúde



Representantes das 58 entidades inscritas para comporem o Conselho Deliberativo do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional definiram, na tarde desta segunda-feira (24), os quatro temas que serão abordados pelos Grupos Executivos de Acompanhamento de Debates (Geads) em 2014: Desenvolvimento Sustentável, Saúde, Infraestrutura e Dívida Pública/Estoque de Créditos. Os grupos serão coordenados, respectivamente, por Lélio Falcão, da Assenar; Afonso Comba de Araújo Filho, do Simers; Ivan Feloniuk, da Pró-Diversitas; e Tirone Michelin, do Consórcio Brasileiro de Consultores. A reunião foi realizada no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo da Assembleia Legislativa.
O superintendente-geral da Assembleia Legislativa, Artur Souto, saudou os presentes em nome do presidente do Parlamento, Gilmar Sossella (PDT), que não pôde comparecer devido a agenda no Interior do Estado, e apresentou alguns temas que o parlamentar gostaria de ver entre aqueles a serem discutidos: doação de órgãos, dívida pública e infraestrutura. Souto sugeriu aos participantes que procurassem, a cada reunião, dar encaminhamentos imediatos às questões levantadas.
Os grupos devem iniciar os trabalhos já nesta quarta-feira (26), no mesmo local: às 13 horas, reúne-se o Gead de Infraestrutura; às 14 horas, o Gead de Desenvolvimento Sustentável; às 15 horas, o Gead da Dívida Pública/Estoque de Créditos; e, às 16 horas, o Gead de Saúde.
Também foi definida a participação de 12 entidades titulares e três suplentes no Conselho Deliberativo do órgão.

Geads do Fórum Democrático realizam reuniões na AL


Geads do Fórum Democrático realizam reuniões na AL


Os Grupos Executivos de Acompanhamento de Debates (Geads), do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional realizaram reuniões na tarde desta quarta-feira (26). Os participantes do Gead de Infraestrutura discutiram diretrizes para o plano de trabalho e temas prioritários.
O coordenador do Gead de Infraestrutura, Ivan Feloniuk, adiantou que ocorrerá um desmembramento do tema central que possibilite abarcar uma amplitude maior do tema principal. Pela proposta, o tema da infraestrutura também tratará dos subtemas de logística, energia e qualificação profissional, que terão relatorias específicas.
Feloniuk também adiantou que entrará em contato com os deputados Márcio Biolchi (PMDB) e Valdeci Oliveira (PT), respectivamente presidente e relator da Comissão Especial do Carvão Mineral e Energia Eólica da Assembleia Legislativa, para tratar das conclusões e encaminhamentos realizados quando do encerramento da mesma. "Nós também vamos buscar os acervos que estão de posse de secretarias de Estado e outros órgãos governamentais que possam nos ajudar a entender melhor a questão de infraestrutura do Rio Grande do Sul e propor encaminhamentos viáveis", salientou.
Também participaram do encontro o representante da Famurs, Paulo Airton Nunes da Silva, o representante do Consórcio Brasileiro de Consultores, Tirone Michelin, o coordenador do Gead sobre Desenvolvimento Sustentável, Lélio Falcão, e o engenheiro Raul Bergmann.
Na tarde desta quarta-feira também devem ocorrer encontros dos Geads que tratam dos outros três temas definidos na reunião do Conselho Deliberativo do Fórum, na segunda-feira (24): desenvolvimento sustentável, saúde e de dívida pública/estoque de créditos.