Autoridades falam sobre infraestrutura e desafios para integração continental
A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, em parceria com o Distrito 4680 do Rotary Internacional, deu continuidade, na manhã desta sexta-feira (29), à programação do 1º Seminário Integração RS – Mercosul. Apresentaram painéis o engenheiro e ex-ministro dos Transportes Cloraldino Severo, o deputado federal Cláudio Diaz e o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Vladimir Roberto Casa.
Além deles, compuseram a mesa o presidente da Comissão, deputado Paulo Azeredo (PDT), o governador do distrito 4680 do Rotary Internacional, Tirone Lemos Michelin, o ex-deputado federal Aldo Pinto, o presidente mundial do Rotary Internacional Luiz Vicente Giay, a governadora da instituição, Célia Giay, e o diretor-executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Suínos no Estado, Rogério Kerber.
Numa exposição detalhada sobre a situação da rede de transportes no Estado, Cloraldino Severo criticou a falta de investimentos em rodovias e a lentidão na execução de projetos que acelerariam a economia do Estado. “A sociedade dá muito dinheiro ao governo e recebe muito pouco em troca”, disse. “Estão perfeitamente identificados os problemas que existem e existirão nos anos vindouros. Há toda uma base de acordo sólido quanto ao que se deve fazer”.
Vice-presidente da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, o deputado federal Cláudio Diaz abordou o significado e a importância para os países-membros de um projeto de integração como o Mercosul. Registrou que não é do interesse da Europa e dos Estados Unidos que ele se estabeleça e que há muita desinformação sobre o tema. O parlamentar também aproveitou a ocasião para justificar a sua recente manifestação contrária ao protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul. Ele assegurou ser favorável à adesão, desde que haja os regramentos necessários. “Os compromissos e obrigações de adesão daquele país não estão ainda apropriadamente definidos”, explicou.
O superintendente do DNIT, Vladimir Roberto Casa, anunciou a publicação ontem (28), no Diário Oficial da União, do edital de licitação para a realização de estudos de viabilidade tecnológico-econômica sobre locais de novas travessias entre Brasil e Argentina no Rio Grande do Sul. “Sabemos que toda região aguarda esses projetos com ansiedade e, em breve, daremos início aos estudos”, declarou.
Distinções
Paulo Azeredo, Aldo Pinto, Cláudio Diaz e Cloraldino Severo receberam das mãos do presidente mundial do Rotary Internacional, Luiz Vicente Giay, e da governadora da instituição, Célia Giay, medalhas de reconhecimento ao trabalho desenvolvido em defesa da integração regional.
Programação
O seminário teve início ontem à tarde (28), no Plenarinho da Assembleia Legislativa e prossegue hoje à tarde com os painéis de Lélio Luzardi Falcão, da Força Sindical, sobre “Mecanismos Sociais e Organização da Sociedade Civil”; e Tirone Lemos Michelin, do Rotary, e Guilherme Sebben, da CODECA Caxias, sobre “Estruturas de Mudança Institucional e Operacional”. Ao final do seminário, será divulgada a Carta de Porto Alegre com as conclusões dos debates.