quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Venâncio Aires tem mais de 2.000 adultos analfabetos


Venancio Aires tem mais de  2.000 adultos analfabetos (Correio-do-povo)


Dados repassados à administração municipal de Venâncio Aires pelo Rotary Internacional, com base no CIC, CPF e título de eleitor, apontam que 2.018 habitantes do município são analfabetos. Na lista, há nomes e endereços de cada um desses cidadãos. A partir do próximo ano, eles serão visitados com o objetivo de receberem educação nesse sentido. O coordenador do Programa de Alfabetização e Inclusão Social Grande Mutirão, Tirone Lemos Michelin, explica que o primeiro grupo de visita será mobilizado no início de 2010 e irá integrar os clubes de Rotary da cidade, a Secretaria Municipal de Educação, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), a maçonaria e pastorais da Igreja Católica.

Com protocolo de intenções do programa assinado no começo deste ano, cinco reuniões com a equipe pedagógica da pasta da Educação já foram realizadas para debater a metodologia e os conteúdos que serão aplicados. Conforme Michelin, além de reduzir o índice de analfabetismo entre pessoas com idade acima de 15 anos, o programa prevê ações de cidadania, como o fornecimento de merenda escolar, material didático, transporte, testes de acuidade visual e oferecimento de óculos.

O prefeito Airton Artus destaca a importância do programa Grande Mutirão, que oferece aos adultos não alfabetizados aprendizagem rápida e diferenciada. ''Além da alfabetização básica, estudamos oportunizar cursos profissionalizantes gratuitos aos alunos que frequentarem corretamente as aulas'', diz Artus.

A erradicação do analfabetismo é a prioridade do Rotary Internacional para esta década. Em 2003, quando foi iniciado o Programa de Alfabetização e Inclusão Social Grande Mutirão, o Estado tinha índice de analfabetos de 6,7%. Hoje, é de 4%. A meta é chegar a menos de 2%, seguindo referências da ONU.

http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=115&Numero=63&Caderno=9&Noticia=65128




domingo, 15 de novembro de 2009

CEM POR CENTO DE ALFABETIZADOS




CEM POR CENTO DE ALFABETIZADOS


Um dos relatórios de Distrito submetidos ao Coordenador Paulo Eduardo Fonseca, na América do sul, dá-nos uma visão de como Rotary pode acabar a ser líder na Campanha Mundial da Erradicação do analfabetismo em 2015. No Seminário de Literacia do Distrito 4420 foi relatado pelo governador Roberto Luís Barroso Filho e a coordenadora distrital de literacia/alfabetização, Tânia Mesquita, que «(…) graças aos esforços de Rotary (clubes) e Rotários, a cidade de Santos foi certificada como uma cidade livre do analfabetismo. A cidade adjacente de Guaruja está no mesmo caminho, como é evidenciado pelo facto de, através dos esforços de Rotary estarem a ser alfabetizados anualmente cerca de 1400 pessoas».
Mais longe no Estado Brasileiro mais meridional, Rio Grande do Sul, conseguiu-se um sucesso semelhante. O PGD Tirone Lemos Michelin referiu-se a isso no evento ocorrido na Convenção de Birmingham. No outro lado da América do sul recebemos recentemente palavras do coordenador Ciro Arribasplata em que um esforço ambicioso para eliminar a iliteracia básica está em marcha no Peru. O presidente da comissão de literacia PDG Copernico Salazar Lino dirige tal projecto.
Numa fase mais precoce deste ano rotário nós ficámos a saber do plano do distrito indiano 3320 para conseguir 100% de alfabetizados em 162 aldeias rurais no distrito. O GD W. Anand e a presidente da Força Tarefa Literacia/Alfabetização Mohan George, estão a liderar esse esforço.
A visão que emerge destes exemplos é que as iniciativas de base de rotary apoiam o Objectivo Global de estabelecer e conseguir a meta da eliminação da iliteracia/analfabetismo a nível local. Se tal visão levasse a consegui-lo através do mundo rotário não haveria necessidade para o executivo de RI ou a Fundação Rotária lançarem uma campanha formal para erradicar a iliteracia/analfabetismo. A palavra de boca em boca e os exemplos de sucesso fá-lo-ão acontecer.
É aqui que entram os coordenadores de zona. Está com cada um identificar exemplos adicionais de campanhas com 100% de alfabetizados. Depois é com o resto de todos nós conseguir pôr essas histórias nas mãos do resto dos clubes no nosso mundo rotário.
Quem sabe? Talvez tão depressa quanto o próximo ano RILRG tenha um número suficiente de histórias de sucesso para fazer dos projectos de 100% de alfabetizados uma das nossas primeiras visões prioritárias para o futuro. Sinceramente…


http://medicult.blogspot.com.br/2009/11/cem-por-cento-de-alfabetizados.html

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

1º Seminário de Integração RS - Mercosul


1º Seminário de Integração RS - Mercosul


A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do RS promove na quinta (28) e na sexta-feira (29) o 1º Seminário Integração RS – Mercosul.

O evento acontece no Plenarinho da Assemleia (3ª andar) e terá como palestrantes convidados os ministros Alfredo Nascimento (Transportes), Carlos Lupi (Trabalho) e Tarso Genro (Justiça), do governador Luiz Henrique (SC), do ex-ministro dos Transportes, Cloraldino Severo e de autoridades dos países do Mercosul.

O evento é gratuito e aberto ao público.



Confira Programação
28 de maio – Quinta – Feira
14h30 - Abertura do Seminário
- Ivar Pavan: Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
- Paulo Azeredo: Deputado Estadual PDT/RS. Presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.
- Tirone Lemos Michelin: Governador do Distrito 4680 do Rotary International. Coordenador do Grande Mutirão Social de Inclusão e Desenvolvimento, Coordenador da IIIª Assembleia Rotary do Mercosul.

I. Desafios da Representação Empresarial e Trabalhista no Mercosul

15h - CLT: Seguridade Social e Emprego - Ministro do Trabalho Carlos Lupi

16h - Política Social e Debate Político – Ministro Tarso Genro

II. Desafios da Representação Política no Mercosul

17h - Perspectiva do Mercosul como Espaço Político dos Países Membros do Tratado: Senador Aloízio Mercadante - Presidente da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul; Dep. Federal Cláudio Diaz Vice - Presidente Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul.
29 de maio – Sexta – Feira
I. O Espaço das Fronteiras do Mercosul

09h30 - Vetores Logísticos e de Integração Continental – Eng. Cloraldino Severo

10h30 - Defesa Sanitária e Problemas de Fronteira: Osmar Terra – Secretário de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul.

11h30 - Pontes e infra-estrutura na fronteira RS/Argentiana; RS/Uruguai: Alfredo Nascimento Ministro dos Transportes; Eng. Vladimir Roberto Casa / Superintendente do Departamento Nacional de Infra - Estrutura de Transportes/DNIT.

II.Controles de Fronteira

14h30 - Segurança Pública e Mecanismos de Controle da Fronteira: Gal. Edson Goularte – Secretário de Estado da Segurança Pública do RS.

III. Estruturas de Mudança Institucional e Operacional

15h15 - SC Parcerias : Luiz Henrique da Silveira - Governador de Santa Catarina e diretoria da SC.

16h CODECA Caxias: Guila Sebben - Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego de Caxias do Sul e Adiló Didomênico Presidente da Codeca.

16h 45 - Sistema Cooperativo: Márcio Lopes de Freitas - Presidente da OCB

17h30 - Encerramento do Seminário
Leitura da Carta de Porto Alegre

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

OAB/RS presente em homenagem à Fundação Rotary Internacional



OAB/RS presente em homenagem à Fundação Rotary Internacional



 vice-presidente da Ordem gaúcha, Jorge Estevão Maciel, participou, na tarde desta quinta-feira (16), da homenagem aos 104 anos da Fundação Rotary Internacional, aos 91 anos do Rotary na América Latina e os 81 anos do Rotary Distrito 4680 do Rio Grande do Sul, proposta pelo deputado Alceu Moreira (PMDB), no Plenário 20 de setembro, na Assembleia Legislativa.

Na ocasião, estiveram presentes o governador do Rotary Internacional – Distrito 4680, Tirone Lemos Michelin, o grão-mestre do Grande Oriente, José Aristides Firmino, a presidente da Casa da Amizade, Thereza Schimitt, o representante da Apae de Porto Alegre, Mario Acilling, entre outras autoridades.

O Rotary foi fundado na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, em 1905, pelo advogado Paul Percy Harris e mais três amigos (um negociante de carvão, um engenheiro de minas e um alfaiate), com o objetivo de reunir comerciantes, profissionais liberais e outros em um clube onde os relacionamentos profissionais pudessem ser transformados em amizades pessoais. Atualmente, a entidade conta com 1,2 milhão de sócios em mais de 300 países que trabalham com o lema "Dar de si mesmo antes de pensar em si".

Rotary no Brasil
O Brasil encontra-se em terceiro lugar em número de clubes e quinto em número de sócios. Duas convenções internacionais já foram realizadas no Brasil: uma em 1948, no Rio de Janeiro, e outra na cidade de São Paulo, em 1981.
No Rio Grande do Sul, o Rotary estruturou um programa de mutirão social, inclusão e  desenvolvimento; alfabetização, profissionalização; nutrição, saneamento, recursos hídricos, saúde e combate à mortalidade infantil.

http://www.oab-rs.org.br/noticia-3065-oabrs-presente-em-homenagem-fundacao-rotary-internacional

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Documento busca melhorias na integração com o Mercosul



Documento busca melhorias na integração com o Mercosul




esultado do I Seminário Integração RS – Mercosul, um encontro conjunto do Rotary Internacional e Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, a Carta de Porto Alegre define cinco pontos fundamentais para implementar a integração entre as fronteiras. O evento foi realizado nos dias 28 e 29 de maio, em Porto Alegre.

As abordagens foram direcionadas para as questões trabalhistas e previdenciárias, logística, política, social e segurança, detalhadas de forma a orientar os agentes públicos no sentido de viabilizar a integração.

No campo trabalhista e previdenciário, a Carta de Porto Alegre aponta a adoção da carteira de trabalho do Mercosul, harmonização da legislação trabalhista e previdenciário do Mercosul, plano de remuneração da mão de obra, plano de potencialização do fator humano do Mercosul, alfabetização de adultos com profissionalização de 300 a 400 mil adultos no prazo de quatro, e apoio à escola ou Universidade Aberta do Mercosul.

Na avaliação dos vetores logísticos e de integração continental, o documento aponta no sentdio de efetivar a execução dos estudos de viabilidade do projeto de construção da rodovia do Mercosul (Belo Horizonte-Porto Alegre-Montevidéo-Buenos Aires), a realização de estudos de viabilidade técnica e econômica para modais de transportes (rodovia, ferrovia, hidrovia e aeroporto), amplicando o leque de oportunidades de acessos aos mercados, e transporte através da barca São José do Norte – Rio Grande), no processo de integração BR 101 – Mercosul. Também apoio à ponte internacional Rio Grande do Sul – Argentina.

Para ampliar o espaço político do Mercosul, o encontro deliberou a adoção dos regramentos já estabelecidos e controle das ações envolvendo o comércio de bens e serviços como licenciamentos, nomenclaturas comuns, certificações de origem, padrões de conformidade, tempo de liberação e operacionalização das contratações comerciais, além de novos debates sobre medidas de proteção, uso das tarifas externas comuns e os novos desafios da legislação aduaneira.

Nos aspectos sociais, a instituição de mecanismos econômicos e sociais que oportuizem a participação da sociedade pública e privada, o RS Parcerias S/A e Porto Alegre Parcerias. Na questão da segurança, a integração das Forças de Segurança dos Países do Mercosul referente a Fronteiras e Aduanas, especialmente no controle de tráfico de drogas, armamento, contrabando, abigeato e controle de trânsito integrado.

O documento foi assinado pelo presidente da Comissão do Mercosul, deputado Paulo Azeredo (PDT) e pelo governador do Rotary Internacional, Tirone Lemos Michelin.






sexta-feira, 10 de julho de 2009

Calendário de Visitas Oficiais do Governador



Calendário de Visitas Oficiais do Governador


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ordem ___Dia da ___Dia ___CLUBES_________________GOVERNADOR
da_______Visita__Semana___________________________ASSISTENTE
Visitas__________ __N/D
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
_01______14/07____2ª N___Sta Cruz do Sul_______________Albano
_02______15/07____3ª N___Venâncio Aires Chimarrão_ _____Lúcio
_03______16/07____4ª D_ _ P.Alegre Rodoviária_____ ______Odete
_04______16/07____4ª N___P.Alegre Azenha_______ ____ __Porfirio
_05______ 21/07___ 2ª N___Candelária_____________ _____Albano
_06______ 22/07___ 3ª N___P.Alegre Sudeste_______ ______Porfirio
_07______ 23/07___ 4ª D_ _ Porto Alegre___________ ______Mota
_08______24/07____5ª N___Venâncio Aires_______________Lúcio
_09______25/07____ 6ª D__ P.Alegre Bom Fim________ ____Odete
_10______31/07____5ª D___P.Alegre Beira Rio____________ Mota
--------------------------------------------------------------------------------------------------------


http://rotarydistrict4680.blogspot.com.br/2008/07/calendrio-de-visitas-oficiais-do.html

sábado, 4 de julho de 2009

CARLOS BORGES É O NOVO GOVERNADOR




CARLOS BORGES É O NOVO GOVERNADOR






No dia 4 de julho era uma dia caloroso em guaiba onde aconteceu a posse do governador Carlos Roberto Borges, sua conjuge Rute e sua equipe distrital do distrito 4680 pra o ano rotario 2009/1010.
A cerimonia primeiramente sendo presidida por Tirone Lemos Michelin, começou cantando o hino nacional e o hino rotario juntamente com a ASCORG (Associação de Coral Guaiba).
O governador 2008/2009 Tirone Lemos Michelin eu seu pronunciamente disse o trabalho que fez no ano e citou que foi o melhor distrito da américa em numero de fundação de novos clubes. Michelin tambem passou aos presidentes da gestao certificado da mensao presidencial, premio que todos os clubes do distrito ganharam do Rotary Internacional. Logo após, Carlos Roberto Borges foi empossado como governador e no seu pronunciamento destacou o lema "O futuro do Rotary esta em suas mãos" do presidente do RI Jonn Kenny. Os governadores assistentes tambem foram empossados na cerimonia.
O evento foi finalizado com a apresentação do grupo de dança alemã de guaiba contando partes da história do Rotary. O grupo é organizado pelo Rotary Club de Guaíba a mais de treze anos, sempre se apresentanto no jantar baile alemão, evento promovido pelo Rotary em outubro.
Compareceram na cerimonia mais de 300 convidados entre eles: José Franscisco Sperotto (Dep. Estadual), Henrique Tavarez (Prefeito de Guaíba), Rosa Maria Centeno (Coordenadora das Casa da Amizade), membros do Interact Club de Porto Alegre - Pão dos Pobres, membros do Interact Club de Guaíba e o RDI Pedro Guimarães Molnar.

Compareceram na cerimonia mais de 300 convidados entre eles: José Franscisco Sperotto (Dep. Estadual), Henrique Tavarez (Prefeito de Guaíba), Rosa Maria Centeno (Coordenadora das Casa da Amizade), membros do Interact Club de Porto Alegre - Pão dos Pobres, membros do Interact Club de Guaíba e o RDI Pedro Guimarães Molnar.

http://interact4680.blogspot.com.br/2009/07/carlos-borges-e-o-novo-governador.html

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Câmara faz homenagem ao Rotary 4680


Câmara faz homenagem ao Rotary 4680




A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou nesta segunda-feira (29/6) ao governador do Rotary Distrito 4680, Tirone Lemos Michelin, uma placa pelo trabalho que a entidade realiza no estado através de parcerias. Segundo Michelin, o Rio Grande do Sul vem tendo um dos menores índices de analfabetismo de adultos do país. Ainda de acordo com o dirigente do Rotary, o estado também possui um dos menores índices de mortalidade infantil. A homanagem foi feita no Salão Nobre Dilamar Machado durante reunião da Mesa Diretora e das lideranças partidárias. 



quinta-feira, 11 de junho de 2009

Importação de vinhos no Mercosul estará em debate


Importação de vinhos no Mercosul estará em debate





A Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais aprovou nesta quarta-feira (10) a realização de uma audiência pública para  debater  “O Cotrole de Fronteira para Vinhos”. O requerimento foi da deputada Marisa Formolo (PT) e deverá reunir representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Itamarati e de entidades do setor tais como a Fecovinho, Ibravin, Sindivinho, Uvibra, Agavi, Câmara Setorial  do Vinho e da Uva, Agevin, Sedai e Fetag.
O presidente  da Comissão, deputado Paulo Azeredo (PDT), disse  não entender porque os países do bloco econômico não unificam a carga tributária, possibilitando o livre comércio de produtos que atualmente  são concorrentes em função da carga tributária. Conforme o parlamentar, os consumidores do Mercosul deveriam escolher seus vinhos de acordo com o sabor e não pelos preços. “Nossos vinhos tem a mesma qualidade dos argentinos ou dos chilenos, porém nosso tributos tornam seus custos mais elevados”, explicou.
Em assuntos gerais, a Comissão recebeu o convite  do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da  Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) para a interiorização  do Conselho que será realizada em Rio Grande e Pelotas nos dias 18 e 19 de junho, respectivamente. Em seguida, dentro do convênio  Comissão do Mercosul e Unilasalle, o estudante de Direito Tiago de Almeida Rech, apresentou o trabalho “ A Uniformidade das Leis de Trânsito de Veículos no Mercosul”.
Presenças
Estiveram presentes os deputados Paulo Azeredo, Giovani Cherini(PDT), Edson Brum (PMDB), Iradir Pietroski (PTB) Elvino Bohn Gass (PT) Raul Carrion (PCdoB) e Marquinho LÇAng (DEM).

Resultado do I Seminário Integração RS – Mercosul, um encontro conjunto do Rotary Internacional e Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, a Carta de Porto Alegre define cinco pontos fundamentais para implementar a integração entre as fronteiras. O evento foi realizado nos dias 28 e 29 de maio, em Porto Alegre.
As abordagens foram direcionadas para as questões trabalhistas e previdenciárias, logística, política, social e segurança, detalhadas de forma a orientar os agentes públicos no sentido de viabilizar a integração.
No campo trabalhista e previdenciário, a Carta de Porto Alegre aponta a adoção da carteira de trabalho do Mercosul, harmonização da legislação trabalhista e previdenciário do Mercosul, plano de remuneração da mão de obra, plano de potencialização do fator humano do Mercosul, alfabetização de adultos com profissionalização de 300 a 400 mil adultos no prazo de quatro, e apoio à escola ou Universidade Aberta do Mercosul.
Na avaliação dos vetores logísticos e de integração continental, o documento aponta no sentdio de efetivar a execução dos estudos de viabilidade do projeto de construção da rodovia do Mercosul (Belo Horizonte-Porto Alegre-Montevidéo-Buenos Aires), a realização de estudos de viabilidade técnica e econômica para modais de transportes (rodovia, ferrovia, hidrovia e aeroporto), amplicando o leque de oportunidades de acessos aos mercados, e transporte através da barca São José do Norte – Rio Grande), no processo de integração BR 101 – Mercosul. Também apoio à ponte internacional Rio Grande do Sul – Argentina.
Para ampliar o espaço político do Mercosul, o encontro deliberou a adoção dos regramentos já estabelecidos e controle das ações envolvendo o comércio de bens e serviços como licenciamentos, nomenclaturas comuns, certificações de origem, padrões de conformidade, tempo de liberação e operacionalização das contratações comerciais, além de novos debates sobre medidas de proteção, uso das tarifas externas comuns e os novos desafios da legislação aduaneira.
Nos aspectos sociais, a instituição de mecanismos econômicos e sociais que oportuizem a participação da sociedade pública e privada, o RS Parcerias S/A e Porto Alegre Parcerias. Na questão da segurança, a integração das Forças de Segurança dos Países do Mercosul referente a Fronteiras e Aduanas, especialmente no controle de tráfico de drogas, armamento, contrabando, abigeato e controle de trânsito integrado.

O documento foi assinado pelo presidente da Comissão do Mercosul, deputado Paulo Azeredo (PDT) e pelo governador do Rotary Internacional, Tirone Lemos Michelin.


https://neccint.wordpress.com/2009/06/11/1521/

terça-feira, 9 de junho de 2009

Documento busca melhorias na integração com o Mercosul


Documento busca melhorias na integração com o Mercosul

Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - 09 de Junho de 2009 

Resultado do I Seminário Integração RS - Mercosul, um encontro conjunto do Rotary Internacional e Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, a Carta de Porto Alegre define cinco pontos fundamentais para implementar a integração entre as fronteiras. O evento foi realizado nos dias 28 e 29 de maio, em Porto Alegre.
As abordagens foram direcionadas para as questões trabalhistas e previdenciárias, logística, política, social e segurança, detalhadas de forma a orientar os agentes públicos no sentido de viabilizar a integração.
No campo trabalhista e previdenciário, a Carta de Porto Alegre aponta a adoção da carteira de trabalho do Mercosul, harmonização da legislação trabalhista e previdenciário do Mercosul, plano de remuneração da mão de obra, plano de potencialização do fator humano do Mercosul, alfabetização de adultos com profissionalização de 300 a 400 mil adultos no prazo de quatro, e apoio à escola ou Universidade Aberta do Mercosul.
Na avaliação dos vetores logísticos e de integração continental, o documento aponta no sentdio de efetivar a execução dos estudos de viabilidade do projeto de construção da rodovia do Mercosul (Belo Horizonte-Porto Alegre-Montevidéo-Buenos Aires), a realização de estudos de viabilidade técnica e econômica para modais de transportes (rodovia, ferrovia, hidrovia e aeroporto), amplicando o leque de oportunidades de acessos aos mercados, e transporte através da barca São José do Norte - Rio Grande), no processo de integração BR 101 - Mercosul. Também apoio à ponte internacional Rio Grande do Sul - Argentina.
Para ampliar o espaço político do Mercosul, o encontro deliberou a adoção dos regramentos já estabelecidos e controle das ações envolvendo o comércio de bens e serviços como licenciamentos, nomenclaturas comuns, certificações de origem, padrões de conformidade, tempo de liberação e operacionalização das contratações comerciais, além de novos debates sobre medidas de proteção, uso das tarifas externas comuns e os novos desafios da legislação aduaneira.
Nos aspectos sociais, a instituição de mecanismos econômicos e sociais que oportuizem a participação da sociedade pública e privada, o RS Parcerias S/A e Porto Alegre Parcerias. Na questão da segurança, a integração das Forças de Segurança dos Países do Mercosul referente a Fronteiras e Aduanas, especialmente no controle de tráfico de drogas, armamento, contrabando, abigeato e controle de trânsito integrado.
O documento foi assinado pelo presidente da Comissão do Mercosul, deputado Paulo Azeredo (PDT) e pelo governador do Rotary Internacional, Tirone Lemos Michelin.

http://ornelas.com.br/noticias.php?pageNum_noticias=2&totalRows_noticias=19

terça-feira, 2 de junho de 2009

RC POA Seudeste faz 50 anos!




RC POA Seudeste faz 50 anos!



O Rotary Club de Porto Alegre Sudeste tem a grata satisfação em convidar para o jantar de companheirismo alusivo aos 50 anos de fundação e, também, para o ato de transmissão e posse do Conselho Diretor 2009-2010 , oportunidade em que o companheiro Adão Severo Pinto transmitirá a presidência à companheira Elemite Maria Rigotto.

Data: 19 de junho de 2009 Horário: 20h
Local: Ritter Hotel, no Salão Windrose, Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55
(acesso à garagem pela rua Voluntários da Pátria)
Valor: R$ 40,00 porpessoa, excluída a bebida

Solicitamos confirmar presença até o dia 15 de junho, através dos telefones:

(51)3268.9536 ou (51)8443.1020

(com Elemite)



http://rotarydistrict4680.blogspot.com.br/2009/06/rc-poa-seudeste-faz-50-anos.html

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Seminário Integração RS - Mercosul debate potencialidades



Seminário Integração RS - Mercosul debate potencialidades 



Teve início na tarde desta quinta-feira (28), no Plenarinho da Assembleia Legislativa o 1º Seminário Integração RS - Mercosul, promovido pela Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, juntamente com a 48ª Conferência do Distrito 4680  e a IIIª Assembleia do Mercosul e Exposição de Potencialidades Regionais, do Rotary Internacional. O evento conjunto foi aberto pelo presidente da Comissão do Mercosul, deputado Paulo Azeredo (PDT) e pelo governador do distrito 4680 do Rotary Internacional, Tirone Lemos Michelin.
 
Duas palestras  foram proferidas na abertura. A  do vice-prefeito José Fortunati(PDT) : “ Copa 2014: oportunidades ao desenvolvimento do turismo”. Fortunati falou sobre as obras que deverão ser construídas para a realização do evento. Segundo ele  “ investimentos que seriam feitos em 20 ou 30 anos mas que serão realizados  até 2014 darão um impulso muito forte à geração de empregos e ao desenvolvimento de Porto Alegre”.
 
Num segundo momento, falou o superintendente regional do Trabalho e Emprego no RS, Heron dos Santos Oliveira sobre a “CLT: seguridade social e emprego”. Oliveira  colocou como prioridade para os países do Mercosul em relação ao trabalho, duas premissas: a erradicação do trabalho infantil e do trabalho escravo na região.
 
A Mesa dos trabalhos estava composta do presidente da Comissão , deputado Paulo Azeredo (PDT), do  governador do Distrito  4680 do Rotary Internacional, Tirone Lemos Michelin; do Presidente Mundial do Rotary Internacional Luiz Vicente Giai; da governadora  Célia Giai; do coordenador do colégio de governadores do Rotary Internacional Antônio Carlos Pereira de Souza e do Desembargador Paim de Abreu.
 
Carta de Porto Alegre
 
Nesta  sexta-feira (29) o evento terá continuidade. Às 9h30min acontece a palestra “Vetores Logísticos e de Integração Continental”, pelo engenheiro Cloraldino Severo, ex-ministro dos Transportes e às 10h15min o tema será; Pontes e Infra-estrutura na Fronteira RS/ Argentina; RS/Uruguai, por Vladimir Roberto Casa , superintendente do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT). Perspectivas do Mercosul como Espaço Político dos Países Membros do Tratado, pelo deputado federal Cláudio Diaz (PSDB).
 
Na parte da tarde falará às 14 horas Hélio Luzardi Falcão, da Força Sindical sobre “Mecanismos Sociais e Organização da Sociedade Civil”. A terceira parte, Estruturas de Mudança Institucional e Operacional, iniciará às 15 horas  e constará de dois informes: SC Parcerias , por Tirone Lemos Michelin e CODECA Caxias, por Guilherme Sebben. Ao final do seminário será divulgada a  Carta de Porto Alegre com as conclusões dos debates.




http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/IdMateria/227729/language/pt-BR/Default.aspx

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Responsabilidade Social, LDO e Mercosul estarão em debate




Responsabilidade Social, LDO e Mercosul estarão em debate






O lançamento da 10ª edição do Prêmio Responsabilidade Social na quarta-feira (27), às 9h30, é um dos destaques da semana na Assembleia Legislativa. Instituído em 2000, o prêmio busca estimular ações de responsabilidade social e preservação do meio ambiente entre empresas e entidades gaúchas. Também na quarta-feira a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos realiza audiência pública sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Na ocasião, será reinstalado o Comitê Estadual de enfrentamento ao problema.

Na quinta (28) e na sexta (29), a Comissão do Mercosul, em parceria com o Rotary International, promove o 1º Seminário Integração RS – Mercosul e Grande Mutirão Social: Inclusão e Desenvolvimento, que reunirá políticos e técnicos em torno de temas como logística, infraestrutura e controle das fronteiras. Também na sexta, a Assembleia, por meio do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, estará em Passo Fundo para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Confira a agenda completa da semana:

Segunda-feira (25)

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Dionilso Marcon (PT), realiza audiência pública para divulgar e discutir projeto do Ministério da Educação para implantação de cursos de formação em estabelecimentos penais, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram convidados representantes das secretarias de Educação Profissional e Tecnológica e de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, dos ministérios públicos Estadual e Federal, das secretarias estaduais da Educação e da Segurança, do Conselho Estadual de Educação e do Poder Judiciário. Às 9h, no Plenarinho.

Escola do Legislativo
Prossegue o curso Memória e Pertencimento: compromisso e responsabilidade social da Casa Legislativa do Rio Grande do Sul, promovido pela Escola do Legislativo. O curso, que teve início na última segunda-feira, é dividido em 10 encontros, sempre nas segundas e sextas-feiras, das 10h às 12h, na sala de aula da Escola, com as professoras e doutoras Ana Inez Klein e Vera Lucia Maciel Barroso. O objetivo é desenvolver o conceito de memória como patrimônio e instrumento de comunicação, gestão de marca e relacionamento institucional. O curso é voltado aos servidores da Assembleia Legislativa.

Exposição
O Espaço Novos Talentos da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101) apresenta de 25 a 28 de maio os trabalhos dos artistas plásticos Analino Zorzi e Otaciano Costa Arantes, com visitação gratuita, das 8h30 às 18h30. De 29 a 31 de maio, as obras seguem para o Vestíbulo Nobre.

Terça-feira (26)

A implantação de um consórcio público de planejamento e fomento cultural na Região Metropolitana de Porto Alegre é o tema da audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Aloísio Classmann (PTB). O debate, proposto pelo deputado Ronaldo Zülke (PT), reunirá prefeitos, vereadores, secretários municipais de Cultura e entidades ligadas ao tema. Às 9h30, no Plenarinho, 3º andar. Antes, às 9h, haverá reunião ordinária.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo deputado Alceu Moreira (PMDB), realiza reunião ordinária para a apreciação e votação de proposições. Às 9h, na sala Maurício Cardoso, 4º andar.

Também a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pelo deputado Mano Changes (PP), realiza reunião ordinária para apreciação de matérias e requerimentos de audiências públicas.

Quarta-feira (27)

A Comissão Mista do Prêmio Responsabilidade Social anuncia a 10ª edição da honraria, que tem por objetivo estimular ações de responsabilidade social e preservação do meio ambiente. Na sala da Presidência, às 9h30.

Criado pela Lei nº 11.440/2000, o Prêmio Responsabilidade Social é uma promoção do Parlamento gaúcho, por meio do seu departamento de Relações Institucionais, em parceria com representantes de entidades e instituições da sociedade civil, que compõem a Comissão Mista. O grupo analisa e avalia as ações de empresas e entidades gaúchas a partir de seus balanços contábeis. As inscrições estarão abertas de 1º de junho a 31 de julho.

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Dionilso Marcon (PT), promove audiência pública integrada à Semana de Lutas contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo é buscar informações do governo estadual sobre as ações desenvolvidas na área e sobre a situação do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Na ocasião, será reinstalado o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Foram convidados o Movimento pelo Fim da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria Estadual da Justiça e do Desenvolvimento Social, o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública e Conselhos ligados ao tema. Às 9h30, na sala Salzano Vieira da Cunha, 3º andar. Antes, às 9h, haverá reunião ordinária.

Os resultados de viagem técnica de parlamentares e pesquisadores da Embrapa à Itália e à Espanha serão apresentados em audiência pública da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, presidida pelo deputado Heitor Schuch (PSB). A missão reuniu conhecimentos sobre o cultivo de oliveiras e a produção de azeite de oliva, com a finalidade de implantar e conduzir adequadamente o cultivo da olivicultura no Rio Grande do Sul. Às 9h30, na Sala Alberto Pasqualini, 4º andar. Antes, às 9h, haverá reunião ordinária.

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Gilmar Sossella (PDT), pretende diagnosticar a situação da saúde e do meio ambiente da Região Metropolitana durante audiência pública no Plenarinho, às 9h30. A discussão, proposta pelo presidente do grupo técnico, foi aprovada no dia 4 de março e terá a participação de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, gestores municipais em saúde e meio ambiente, membros dos conselhos municipais de Saúde e Meio Ambiente, sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Coredes, Emater, profissionais da saúde, hospitais e comunidade. Antes, às 9h, acontece reunião ordinária.

A Comissão de Serviços Públicos, presidida pelo deputado Fabiano Pereira (PT), realiza reunião extraordinária para arguição pública de Elói João Zanella, indicado pela governadora do Estado à presidência do Instituto de Previdência do Estado (IPE). Na sala Maurício Cardoso, após a sessão plenária.

Sarau do Solar
A cantora porto-alegrense Lúcia Severo é a atração do Sarau do Solar, às 18h30, no Solar dos Câmara (Duque de Caxias, 968). Circulando entre a MPB, o pop e a black music, Lúcia vai cantar e tocar violão, acompanhada de Ciro Moreau, na guitarra e no violão, e Greg na percussão. No repertório, músicas próprias e de artistas como Gilberto Gil e Marina Lima. Para saber mais sobre Lucia Severo acesse www.luciasevero.com.br. O evento tem entrada franca.

Quinta-feira (28)

A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, em parceria com o Distrito 4680 do Rotary International, promove o 1º Seminário Integração RS – Mercosul e Grande Mutirão Social: Inclusão e Desenvolvimento na quinta (28) e na sexta (29). A abertura do evento será feita pelo presidente do Parlamento, deputado Ivar Pavan (PT), pelo presidente da Comissão do Mercosul e dos Assuntos Internacionais, deputado Paulo Azeredo (PDT) e pelo governador do Distrito 4680 do Rotary International, Tirone Lemos Michelin. No Plenarinho da Assembleia Legislativa, às 15h30.

No evento, serão discutidos os temas: Desafios da Ação Empresarial e Política Social no Mercosul; Política Social e Debate Político; o Espaço das Fronteiras do Mercosul, Vetores Logísticos e de Integração Continental; Pontes e infra-estrutura na fronteira RS/Argentina; RS/Uruguai; Perspectiva do Mercosul como Espaço Político dos Países Membros do Tratado; Defesa Sanitária e Problemas de Fronteira; Controles de Fronteira; Segurança Pública e Mecanismos de Controle da Fronteira; Estruturas de Mudança Institucional e Operacional; Sistema Cooperativo.

Após reunião ordinária, às 9h, para apreciação de requerimentos, a Comissão de Serviços Públicos, presidida pelo deputado Fabiano Pereira (PT), reúne-se com o Comitê de Luta contra o Crack. Instalado no dia 7 de maio, a partir de trabalho realizado pela própria comissão, o grupo apresentará seu plano de atividades.

A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, presidida pelo deputado Nelson Marchezan Jr. (PSDB), realiza reunião ordinária, às 9h, seguida de audiência pública, no Plenarinho, sobre a aplicação do teto remuneratório nos poderes e órgãos autônomos do Estado.

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Edson Brum (PMDB), realiza reunião ordinária, às 9h, na Sala José Antônio Lutzenberger, 4º andar.

Sexta-feira (29)

A Assembleia Legislativa, por meio do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, promove debate sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), às 18h30, na Câmara Municipal de Passo Fundo. O tema estará em discussão também no dia 1º de junho, em Novo Hamburgo, e no dia 5, em Santa Maria, nas respectivas câmaras municipais.

A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, em parceria com o Distrito 4680 do Rotary International, dá continuidade ao 1º Seminário Integração RS – Mercosul e Grande Mutirão Social: Inclusão e Desenvolvimento. No Plenarinho da Assembleia Legislativa, das 9h30 às 17h30.

Fonte: Assembleia Legislativa do RS


http://www.ricardoorlandini.net/noticias/ver/17969/responsabilidade-social-ldo-e-mercosul-estarao-em-debate

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Governador do Rotary Internacional visita o secretário Cecchim


Governador do Rotary Internacional visita o secretário Cecchim






            O Governador do Rotary Internacional do distrito 4.680, Tirone Lemos Michelin e os representantes do Rotary Club Bom Fim, Jane Magali Denes e Luiz Mota, estiveram no gabinete do secretário Cecchim para entregar a Carta Mensal sobre o trabalho realizado na inclusão e desenvolvimento do seu distrito.


http://www.idenircecchim.com.br/site/governador-do-rotary-internacional-visita-o-secretario-cecchim/

terça-feira, 5 de maio de 2009

Integração. Seminário na Assembléia discute infra-estrutura, uma das questões do Mercosul


Integração. Seminário na Assembléia discute infra-estrutura, uma das questões do Mercosul


EMINÁRIO RS-MERCOSUL – Autoridades falam sobre infra-estrutura e desafios para a integração continental

A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, em parceria com o Distrito 4680 do Rotary Internacional, deu continuidade, na manhã desta sexta-feira (29), à programação do 1º Seminário Integração RS – Mercosul. Apresentaram painéis o engenheiro e ex-ministro dos Transportes Cloraldino Severo, o deputado federal Cláudio Diaz e o superintendente do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), Vladimir Roberto Casa.
Além deles, compuseram a mesa o presidente da Comissão, deputado Paulo Azeredo (PDT), o governador do distrito 4680 do Rotary Internacional, Tirone Lemos Michelin, o ex-deputado federal Aldo Pinto, o presidente mundial do Rotary Internacional Luiz Vicente Giay, a governadora  da instituição, Célia Giay, e o diretor-executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Suínos no Estado, Rogério Kerber.
Numa exposição detalhada sobre a situação da rede de transportes no Estado, Cloraldino Severo criticou a falta de investimentos em rodovias e a lentidão na execução de projetos que acelerariam a economia do Estado. “A sociedade dá muito dinheiro ao governo e recebe muito pouco em troca”, disse. “Estão perfeitamente identificados os problemas que existem e existirão nos anos vindouros. Há toda uma base de acordo sólido quanto ao que se deve fazer”.





quinta-feira, 30 de abril de 2009



CONFERÊNCIA ANUAL DE ROTARY

O Rotary Club Internacional, Distrito 4680, que tem como jurisdição o município de Porto Alegre até o Chuí, cujo governador é um erechinense – Tirone Lemos Michelin – realizará sua conferência anual nos dias 29, 30 e 31 de maio no auditório Dante Barone, da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Encontrei por acaso o presidente Tirone, amigo desde a nossa juventude, nos corredores da AL e batemos um papo de cerca de meia hora. Pois foi nesse encontro que fiquei sabendo da sua atividade como presidente de Rotary, o programa que desenvolve a frente da instituição e o seu desejo de "dar de si sem pensar em si".
No ano das comemorações dos 104 anos de fundação do Rotary Internacional, Michelin quer marcar essa efeméride com a realização de um "Grande Mutirão Social – Inclusão e Desenvolvimento" tendo como tema "Realizemos os Sonhos".
Segundo ele, cerca de mil pessoas deverão estar presentes na conferência que discutirá temas como alfabetização, profissionalização, saneamento, recursos hídricos, saúde, mortalidade infantil, desenvolvimento sustentável, nutrição, atrativos para o desenvolvimento local, regional e estadual, e a importância da sociedade civil na busca de soluções para a crise. O governador Tirone Lemos Michelin destacou que, entre as ações e programas sociais que contam com a assistência do Rotary, há um trabalho importante para a diminuição do adulto no Estado. Revelou-me que num trabalho feito em parceria com lideranças locais e de vários segmentos, além de 290 prefeituras gaúchas, o índice de analfabetos adultos caiu de 6,7% para 4%.
Tirone Lemos Michelin nasceu em Erechim, ingressou em Rotary em 1991 possuindo invejável currículo. Graduado em Economia pela UPF – Universidade de Passo Fundo. Realizou 132 viagens e visitas a universidades, entidades de nível superior nos cinco continentes objetivando: Ensino a Distância, Tecnopoles, Tecnologia de Ponta, Projetos Especiais, Biotecnologia, Cooperação técnica e parcerias.
No Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Universidade Luterana do Brasil, Michelin foi responsável pelo programa de profissionalização de 150 mil pessoas. Outra atividade é a de diretor do Consórcio Brasileiro de Consultores, que reúne especialistas em consultoria de governos municipais, estaduais, órgãos públicos e instituições privadas.
Para fechar seu currículo rotário o presidente Michelin participou de seis convenções internacionais de Rotary: Melbourne, Indianápolis, Cingapura, Buenos Aires, San Diego e Los Angeles.
Recebi do conterrâneo convite especial para participar da conferência anual. Agradeço e vou fazer o possível para prestigiá-lo.






ttp://fbassodias.blogspot.com.br/2009_04_01_archive.html