terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Rotary busca parcerias junto à Prefeitura de Pelotas






Rotary busca parcerias junto à Prefeitura




O Salão Nobre do Paço Municipal foi o local escolhido para a reunião que aconteceu no final da manhã de hoje (02) entre os representantes dos Rotarys e a Administração Municipal. Na pauta da reunião, que contou com a presença do prefeito Adolfo Antônio Fetter, do secretário-Interino da Educação, Artur Corrêa, do titular da Secretaria de Qualidade Ambiental, Mateus Lopes da Silva, e do Vereador Eduardo Leite, estava a intenção dos representantes dos rotarianos no sentido de firmar junto à Prefeitura um sistema de parcerias que contemple diversas áreas, em especial a educação e o meio-ambiente.
       Para tanto o Rotary internacional, por intermédio de seu governador, Tirone Lemos Michelin, expôs á equipe do atual governo suas propostas no sentido elaborar um plano de ação em parceria com a Prefeitura para tentar erradicar o analfabetismo no município. Segundo ele, estima-se que Pelotas possua algo em torno de 8 mil analfabetos, que, por esta condição, estão fora do mercado de trabalho ou vivendo do subemprego. A proposta do Rotary é criar uma logística capaz de oferecer a este público a alfabetização num período máximo de 06 meses e junto com ela, oferecer ainda um curso profissionalizante.
Segundo o governador, esta experiência já foi testada e implementada em outros municípios e em outros países e apresentou resultados amplamente positivos, pois além do diferencial da formação em apenas 6 meses, o aluno escolhe um dos 330 cursos profissionalizantes oferecidos pelo Rotary, além de receber lanche, material didático, óculos e/ou aparelhos de audição conforme a necessidade apresentada pelo interessado. Fetter considerou uma atitude louvável dos rotarianos e solicitou ao secretário Artur Corrêa que analise as propostas e busque maneiras de torná-las viáveis no município com o apoio da SME.
Outro ponto abordado pelos rotarianos, diz respeito às questões ambientais e para isso propõem uma série de estratégias que colaborem no sentido de informar e conscientizar a comunidade para a prevenção e revitalização da bacia hidrográfica de Pelotas. Estas ações se constituem em mutirões de limpeza, repovoamento/reconstrução da mata ciliar e patrulhamento dos veios d’água.
O secretário de Qualidade Ambiental, Mateus Lope,s ouviu as propostas e salientou que sua pasta já vem realizando trabalho neste sentido. Porém, se colocou à disposição do grupo para a discussão do assunto. O ponto alto do encontro foi a assinatura de Protocolo de Intenções entre a Prefeitura e os representantes do Rotary.


http://www.pelotas.com.br/noticia/noticia.htm?codnoticia=15397#