sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Governador do Rotary, Distrito 4.680, visita Clube do Fragata


Governador do Rotary, Distrito 4.680, visita Clube do Fragata




Ao longo dos 103 anos de sua existência, o Rotary sempre esteve focado no seu slogan maior, que é "fazer o bem sem olhar a quem?, notadamente a partir do ano 2000 e dos oito itens do milênio de como melhorar o mundo pela ONU, os rotarianos gaúchos se engajaram na busca de soluções e oportunidades para os desassistidos, excluídos e os menos favorecidos das camadas sociais. Com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho rotariano, estão sendo implementados projetos de desenvolvimento também à população A e B, o que pode gerar mais PIB, emprego e renda, ajudando nos projetos sociais para as populações de baixa renda.
Para isto o Rotary Clube integra, com participação ativa, o Conselho de Desenvolvimento do Estado - Agenda 2020 (Codes), tentando potencializar o Pacto pelo Rio Grande. A entidade também faz parte do Conselho Deliberativo do Rio Grande Convergente e coordena os temas do Foro Democrático que pretende propor um Plano de Desenvolvimento Estratégico para Estado, que seja uma meta dos clubes rotarianos em suas comunidades, planos de desenvolvimento e de projetos alternativos através da participação efetiva destes com o objetivo de mostrar caminhos para o desenvolvimento destas comunidades. Estes projetos poderão ser viabilizados através da contribuição da Associação Beneficente do Distrito 4680, de forma a materializar o grande mutirão social de inclusão e desenvolvimento.
Para isto foram criados projetos-sugestão disponibilizados pela governadoria como o PDE-local, saneamento, recursos hídricos, destino final de lixo-projeto G5, saúde, vacinas e nutrição bem como na implementação de empreendimentos complementares às economias local, regional e estadual. Neste caso, há macros projetos para a diversificação agrícola como silvicultura, no setor rural, de empreendimentos industriais, comerciais e de serviços, entre eles logística, distritos industriais comerciais e de serviços, tecnópoles, incubadoras, parques temáticos e de exposições, hotelarias e outros. Em visita ao Rotary Clube Fragata nesta quarta-feira (03), o governador do Rotary Clube, distrito 4680, Tirone Lemos Michelin falou sobre o trabalho que está desenvolvendo e os objetivos de sua peregrinação por todo o distrito.
Envidamos esforços em projetos de inclusão social e políticas de atendimento visando melhor qualidade de vida para nossas comunidades?, disse. Segundo ele, a prática em nível local potencializará as parcerias firmadas e documentadas em protocolos com os cinco distritos de Rotary do Rio Grande do Sul, com o Estado, Mitra Diocesana, Maçonaria Unida e que estão sendo construídas com o Lions, Universidades e outras entidades. ?Buscamos não envolver filosofias, mas sim consolidar e potencializar uma rede de atuação comunitária, representativa e operacional ao nosso sistema, sob a coordenação do Rotary Internacional?, afirmou.
 O objetivo é que o lema "Realizemos os Sonhos", do ano rotário 2008/2009 que iniciou em 1º de julho, motive a união de todo o Distrito 4680 em projetos como o Grande Mutirão Social - Inclusão e Desenvolvimento. O Clube pretende enfatizar as ações de combate à mortalidade infantil e ao analfabetismo, fazendo do Rio Grande do Sul o primeiro Estado brasileiro a atingir os índices ideais preconizados pela ONU em 2009/2010, de combate à fome, miséria e a doenças. O Rotary pretende erradicar de forma definitiva a Pólio até 2010, para isso conta com os US$ 100 milhões doados pela da Fundação Bill Gates e mais US$ 100 milhões dos 32 mil clubes rotários do mundo. A visita do governador do distrito 4680 demonstra a preocupação em unir os companheiros rotarianos em prol de um mesmo objetivo, que é respeitar o lema rotariano de "fazer o bem sem olhar a quem?, buscando soluções para os problemas que assolam as comunidades das quais fazem parte os clubes do distrito. ?Precisamos nos unir, pois só assim conseguiremos realizar um trabalho de qualidade e que traga resultados efetivos e visíveis a sociedade?, finalizou Michelin.