sábado, 30 de agosto de 2008

Rotary International funda clube em São José do Norte




Rotary International funda clube em São José do Norte


Após vários anos, o Rotary Club International volta a agregar um núcleo no município de São José do Norte, com a fundação do Rotary Club São José do Norte “Giuseppe Garibaldi”, registrado naquele organismo em 26 de maio deste ano.
Para aparar arestas, com vistas à ativação do clube, esteve em São José do Norte, na noite de terça-feira, 9, o governador do Distrito 4680 do Rotary, Tirone Lemos Michelin, que se reuniu com a diretoria do novel clube, que tem como presidente Mario Almeida, formando sua chapa diretiva com a participação da vice-presidente Alexandra Stork, secretário Luiz Fernando Carneiro e tesoureira Izabel Gonçalves, além de mais um grupo de 20 rotarianos.
O governador Distrital Tirone Michelin é ligado ao Rotary Club Porto Alegre Beira Rio, que apadrinhou a nova unidade. Durante o encontro em São José do Norte, Michelin falou ao Agora, salientando o seu trabalho à frente do Distrito 4680 e a 48ª Conferência do Distrito, sob o lema: “Realizando os sonhos no grande mutirão social de inclusão e desenvolvimento”, assim como a 3ª Assembleia Rotary do Mercosul e Exposição de Potencialidades Regionais”.
Em sua gestão, Tirone Michelin já garantiu a expansão distrital com a fundação de outros clubes e lembrou o grande trabalho que vem desenvolvendo, com o objetivo de reduzir drasticamente o analfabetismo, o que já garantiu ao Estado um crescimento vertiginoso nessa área, além de outras metas que serão alcançadas através do trabalho conjunto entre o Rotary International e organismos públicos, como aconteceu com a erradicação da poliomielite no Brasil e em tantos outros países do mundo.
O governador do Distrito 4680 deverá regressar em breve a São José do Norte para a entrega do Diploma de Fundação do Rotary Club São José do Norte “Giuseppe Garibaldi”.

http://edicoesanteriores.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=20&noticia=66875


quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Cinqüentenário do RC Pelotas Norte



Cinqüentenário do RC Pelotas Norte




Com a presença de 175 pessoas, no dia 27 de agosto de 2008, data em que completou 50 anos de fundação, o RC de Pelotas Norte realizou memorável reunião festiva, conduzida pela presidente Myrian Bastos dos Santos, a qual, demonstrando elevado espírito rotário, deixou, por algumas horas, seu marido hospitalizado na Santa Casa de Porto Alegre, para cumprir seu dever junto aos companheiros e à comunidade rotária de Pelotas.
A reunião festiva foi prestigiada pelo Governador Tirone Lemos Michelin, que se fez acompanhar do EGD Nei Coutinho, os quais se deslocaram de Porto Alegre, bem como pelo EGD Hermes Pereira da Silva e Diema, de São Lourenço do Sul. Todos os presidentes dos clubes rotários de Pelotas, os Governadores Assistentes e grande número de rotarianos e cônjuges, estiveram presentes ao evento. O governador foi portador de diploma do Rotary International em homenagem à data.
Na ocasião, foram agraciados com o título de Companheiro Paul Harris os companheiros ex-presidentes do Clube: Francisco de Jesus Vernetti; João Ouriques Botelho e José Francisco Conceição, bem como a coordenadora do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário - Vila Castilho, Neli Maria Kabke Pinheiro. Também receberam distintivos de Companheiro Paul Harris, com safiras, os companheiros Gilberto Gastaud (1 safira) e Beatriz Lang Passos (2 safiras).
Foi admitido, como Membro Honorário do Clube, Cássio Guimarães Furtado, que de forma brilhante representou o Pelotas Norte, o Distrito 4.680, a cidade de Pelotas, o Estado do Rio Grande do Sul, e o Brasil, como bolsista da Fundação Rotária no Programa Rotary Pela Paz Mundial, na Universidade de Queensland/Austrália, tendo concluído, com distinção e louvor, o mestrado em Estudos Internacionais e Resolução de Conflitos.
O companheiro José Yurgel, associado fundador, e 2º presidente, que ainda pertence ao quadro social do Clube e, portanto, completou 50 anos de vida rotária, foi alvo de merecida homenagem do Rotary Club de Pelotas Norte. Infelizmente, por motivo de saúde, o companheiro Yurgel não pôde comparecer e recebeu, em sua residência, o reconhecimento do Clube, através de uma placa de prata.
O Rotary Club de Pelotas Norte está na 51ª gestão rotária e, em nenhuma vez, houve repetição de companheiro na presidência. Dos 50 ex-presidentes, 11 são falecidos, 31 ainda pertencem ao quadro social e 26 estavam presentes à reunião festiva. Para registrar o reconhecimento do Clube aos presidentes que, ano a ano, conduziram os destinos do Pelotas Norte, marcando com suas administrações a presença pujante do Clube na comunidade, foi descerrada uma placa que registra o nome de todos os presidentes do Pelotas Norte, neste meio século de existência.
As comemorações do Cinqüentenário terão prosseguimento no dia 13 de setembro, com o plantio de 50 mudas de jacarandá no Clube Caça e Pesca. As árvores formarão a “Alameda do Cinqüentenário do RC de Pelotas Norte” e ao florirem, nas primaveras, constituirão um espetáculo de beleza ímpar para quem passar pelo clube, situado na Avenida Adolpho Fetter, que dá acesso às praias do Laranjal.


Da esquerda para a direita: presidente Myrian Bastos dos Santos; Gilberto Gastaud (uma safira); Cássio Furtado (Membro Honorário); José Francisco Conceição (Título Paul Harris); Governador Tirone Michelin; João Botelho Francisco Vernetti e Neli Pinheiro (Títulos Paul Harris) e Beatriz Lang Passos (duas safiras)

Cinqüentenário do RC Pelotas Norte

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Governador do rotary quer ações em prol de inclusão e desenvolvimento


Governador do rotary quer ações em prol de inclusão e desenvolvimento



Na terça-feira, dia 15, o governador do Distrito 4680 de Rotary, Tirone Lemos Michelin, esteve no município. O objetivo principal da visita foi acompanhar a reunião ordinária do Rotary Club Venâncio Aires – Chimarrão, realizada na noite de terça-feira, mas no roteiro do rotariano constaram ainda reuniões com o prefeito Almedo Dettenborn e com a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany.
Além de acompanhar o ritmo de atividades do clube venâncio-airense e conhecer o plano para a gestão da diretoria 2008/2009, presidida por Astor Mahl, o governador participou da reunião para fazer alguns anúncios, em especial de novos projetos do clube. Michelin diz que a principal meta desta gestão, além de continuar trabalhando pela inclusão, é gerar desenvolvimento. Para tanto, o governador explica que essas duas metas são como dois braços, que devem se unir.
Para ele, a sociedade possui uma população de baixa renda que precisa de auxílios básicos, como acesso à educação, alfabetização e alimentação. Mas, a novidade é que a partir de agora o Rotary vai atuar também pelo desenvolvimento. “Junto com o Poder Público podemos agir para trazer à sociedade alternativas de desenvolvimento que gerem riqueza”, afirma o governador. A fim de resolver essa questão, o Distrito 4680, do qual Venâncio faz parte, firmou uma parceria com o Distrito 6330, do Canadá e Estados Unidos.
A intenção da parceria entre os dois distritos é trazer à região técnicas adotadas nos países da América do Norte, a fim de melhorar a produção, aplicar mais tecnologia e gerar renda e desenvolvimento nos mais diversos setores. A partir de agora, o Rotary vai proporcionar que cada município do distrito faça uma espécie de “troca de experiências” com uma cidade do Distrito 6330, aproximando assim as comunidades das duas regiões. Esse trabalho, explica o governador, será feito em parceria com mais cinco instituições. “Isso é o start de um projeto que existe dos dois lados. É só encostar”, acredita.
Durante a tarde, em reunião com o prefeito Almedo Dettenborn, Michelin apresentou o novo projeto do Rotary. De acordo com ele, a ação foi bem aceita por Dettenborn. “O prefeito viu potencialidades nessa parceria”, diz, completando que o Poder Público sempre é parceiro nas atividades da entidade. Entre elas, o governador cita como exemplo o combate ao analfabetismo. “Em 2010 o Rio Grande do Sul será o primeiro Estado a chegar aos índices que a ONU preconiza como meta (reduzir o número de analfabetos a menos de 4% da população)”.

VISITAS
Além de visitar a Prefeitura e os meios de comunicação, na terça-feira o governador distrital esteve na Escola Municipal Benno Breunig, onde o Rotary Club Venâncio Aires – Chimarrão, em parceria com a Brigada Militar, realizou uma exposição dentro da campanha de educação para o trânsito, desenvolvida pelo clube. “Eu achei interessantíssimo. Me chamou a atenção o perfil das crianças. Se vê que a cidade tem futuro”, elogia Michelin.
Durante seu encontro com o presidente do Rotary Chimarrão, Astor Mahl, o governador fez algumas sugestões referentes às ações do clube, em especial no que diz respeito à campanha do trânsito. “Sugeri ao clube atuar nucleadamente: escolher um bairro e focar as atividades nele. Me parece que essa escola (Benno Breunig) tem características para concentrar isso”, defende.

PROJETOS
Durante a visita ao Rotary Chimarrão, o governador apresentou o programa Lixo Zero. Michelin entregou ao clube o projeto, desenvolvido por rotarianos, que pode ser aplicado no município. A intenção da iniciativa é separar e reciclar todo o lixo produzido na cidade. “Pode gerar emprego, receita, cooperativas, tudo, e essas soluções geram crédito ambiental”, afirma.
Nesta gestão, o Distrito 4680 inovou em diversos aspectos, entre os quais o governador destaca a criação de um banco de projetos, para o qual cada clube é convidado a apresentar pelo menos uma proposta. Do mesmo modo, está iniciando as atividades da Associação dos Rotarianos, que vai auxiliar na arrecadação de verbas para o desenvolvimento de projetos dos clubes. Outra novidade é o credenciamento do distrito para a realização de intercâmbio de jovens.


http://www.rotarychimarrao.com.br/noticias/07-2008/082-governador-do-rotary-quer-acoes-em-prol-de-inclusao-e-desenvolvimento