segunda-feira, 14 de agosto de 2006

Prefeitura e Rotary assinam protocolo de intenções para minimizar índices de analfabetismo em Bento Gonçalves




Prefeitura e Rotary assinam protocolo de intenções para minimizar índices de analfabetismo em Bento Gonçalves






Um Protocolo de Intenções inédito deve minimizar os índices de analfabetismo em Bento Gonçalves. O documento foi assinado na última sexta-feira, 11, pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SMED), e pelo Distrito 4700 do Rotary do Estado do Rio Grande do Sul. O Protocolo visa a implementação de ações conjuntas no âmbito do Programa de Alfabetização e Inclusão Social ? Mutirão Social.
Através da assinatura do protocolo os três Rotarys existentes hoje em Bento Gonçalves se comprometem a incentivar a alfabetização de jovens e adultos através de diversas ações, entre as quais a mobilização para localização de pessoas analfabetas, a viabilização de espaços físicos, programa complementar de merenda, material didático-escolar, transporte, teste de acuidade visual e fornecimento de óculos, além de outros atos de colaboração solidária que venham atender as carências sociais. Durante a assinatura do documento os representantes do Rotary entregaram à Secretaria Municipal de Educação um banco de dados com nome e endereço dos analfabetos para uma primeira ação no sentido de informar as pessoas a respeito da possibilidade de escolarização.
O documento foi assinado pelo Prefeito Alcindo Gabrielli, pela Secretária Municipal de Educação Professora Berenice Maria Bondan Baruffi, pelo Coordenador Geral das Parcerias de Alfabetização e Inclusão Social dos Distritos do Rotary do Estado Tirone Lemos Michelin, pelo Governador do Distrito 4700 Eronilde Ribeiro, pelo Governador Assistente da Região 01 Gedeão Lutz e pelos presidentes dos Rotarys locais Flávio Ziero (Rotary São Francisco), Joaquim Alves dos Santos (Rotary Planalto) e Cleimar Sfredo (Rotary Bento Gonçalves). O prazo de vigência da parceria é até 31 de dezembro de 2008.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem em Bento Gonçalves 2.722 pessoas com mais de 10 anos de idade não-alfabetizadas, equivalente a 3,6% da população. O índice foi medido durante o censo de 2000.


http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/antiga/prefeitura-e-rotary-assinam-protocolo-de-intencoes-para-minimizar-indices-de-analfabetismo-em-bento-